O Centro de Tradições Gaúchas – CTG – Nova Querência

Fundado em 20 de setembro de 1981, para ser uma Associação de Lazer e de Cultura, para ser o ponto de encontro da comunidade gaúcha e ao mesmo tempo para servir de apoio social e festivo à população regional e de migrantes no Estado de Roraima. A comunidade sulista que veio para Roraima, através do Projeto Rondon, Exército Brasileiro e  da Faculdade de Santa Maria, além da comunidade rural interiorana – fazendeiros e agricultores - foram os idealizadores e fundadores do CTG. 

Todas as dependências do CTG são disponibilizadas para os sócios e seus dependentes, bem como para a toda a sociedade ou entidades públicas ou particulares, que necessitarem de um espaço amplo, acolhedor e de fácil acesso, para os seus eventos. 

Para isto o CTG dispõe de um amplo estacionamento na área interna oferecendo segurança aos frequentadores. Há, ainda, três salões onde podem ser efetuados eventos simultâneos, sem que um interfira no outro. 

 Há um belo campo de futebol, para servir de lazer aos praticantes do esporte, abrigando atualmente também a Escolinha de Futebol do CTG. 

Existem duas piscinas, que servem como entretenimento aos associados e familiares, porém, atende a comunidade de modo geral, seja como lazer, como atividades físicas, esportivas e na formação de atletas de natação.

 Há várias churrasqueiras, devidamente aparelhadas, que podem ser utilizadas por aqueles que pretendam fazer seu próprio churrasco. A gastronomia é outro fator que tem contribuído para a formação de novos profissionais dessa área, além de ser algo diferenciado que é oferecido à comunidade roraimense.

 Nos esportes tradicionais; a quadra de Bocha está sempre ocupada pelos praticantes dessa arte, bem como os torneios de truco.

 Porém, todo o charme cultural é expresso nas Invernadas de dança, de canto, de causo, de poesias. A dança tradicional é dividida em Invernadas Mirim, Juvenil, Adulta e Xiru. Em todas as modalidades temos títulos nacionais representando o Estado. E em todas elas, existe a mescla social e cultural de todas as etnias que compõem a massa populacional roraimense, principalmente na Mirim que é a base formadora de todas as outras.

 A Semana Farroupilha é a nossa principal solenidade. Considerada no Calendário Turístico da Amazônia como a segunda maior solenidade cultural da Amazônia. Evento cultural realizado todos os anos no mês de setembro, nele são realizados os desfiles tradicionais, com cavalgada pelas ruas de Boa Vista, até o Centro Cívico para a tradicional visita ao Palácio senador Hélio Campos. Onde, além da demonstração da fé cristã com a Missa Crioula, integramos a tradições e cultura Alemãs, Italianas, com sua gastronomia originária, mesclando com os costumes locais.

 Há as danças e as roupas típicas desfilando no salão e nos bailes. E, como sempre, marca registrada, os Churrascos e os Costelões. Com amplo espaço físico, atendemos a todos com comodidade e, uma gama de funcionários, voluntários e profissionais de diversas áreas atuam para o desenvolvimento da nossa maior solenidade anual. 

Esse é o CTG Nova Querência, espaço Cultural Roraimense com experiência de mais de 30 anos organizando e promovendo eventos com qualidade e eficiência, como:

  • 33 edições da Semana Farroupilha 
  • III FEGAM em 2009 (Festival e encontro gaúcho da Amazônia)
  • Inúmeros Shows com artistas e bandas, locais e nacionais.

Tudo é feito obedecendo o nosso modelo tradicional gaúcho, porém, sempre abrigando, integrando, respeitando e, bem recebendo a cultura de todos os povos que formam o universo social e étnico do Extremo Norte Brasileiro.


WhatsApp